Uma das ferramentas mais importantes para divulgar seu nome e seu trabalho chama-se Linkedin. Aprenda a usá-la a seu favor.

Para o profissional freelancer, conseguir novos trabalhos é uma batalha diária. Indicação de colegas ou antigos clientes e bater de porta em porta são métodos eficientes, porém muito frequentemente o “freela” tem início pela Internet. Neste caso, uma das ferramentas mais importantes para divulgar seu nome e seu trabalho chama-se Linkedin.   Por ter grande influência no mundo dos negócios, é provavelmente um dos primeiros resultados que aparecem quando alguém busca pelo seu nome na rede e, portanto, o que você diz no LinkedIn influencia diretamente os trabalhos que você pode ou não conseguir lá. Reunimos sete dicas fáceis de como dar um upgrade no seu perfil e melhorar as chances de conquistar novos clientes por meio do site.

Chame atenção no título

Assim como na leitura de jornais ou revistas, o título é a primeira coisa que as pessoas lerão no seu perfil. Para criar um título interessante, utilize a menor quantidade de palavras possível para dizer quem você é, a quem você ajuda e como.

Seja mais pessoal

A primeira parte do seu perfil deve ser pessoal. As pessoas não gostam de ver uma tabela de feitos sem saber de quem se trata. Escreva algo breve sobre você e seu background. Também é possível falar um pouco dos objetivos profissionais e pessoais, e até mesmo sobre algo que goste de fazer no tempo livre. Esse pequeno toque pode fazer diferença, pois cria uma conexão com o leitor.

Escreva corretamente

O Linkedin tem potencial ilimitado de oportunidades e, por esse motivo, muita concorrência. Um simples erro de digitação pode definir quem será contratado. Certifique-se de que todas as informações estão escritas corretamente e de acordo com as normas gramaticais. Revise. Depois peça para alguém ler e dar um parecer também.

Induza a ação

Não permita que o Linkedin seja a única forma de entrar em contato com você. No resumo do perfil, indique o endereço do seu site para quem quiser obter mais informações. Deixe um telefone e um e-mail para entrar em contato com você mais facilmente. Não os deixe esperando.

Credenciais

Provavelmente um dos itens que mais influenciam na decisão.  Existem três principais campos que fornecem credibilidade ao seu perfil:
  • Formação (inclua o nome das universidades em que estudou, elas agregam valor)
  • Realizações/Prêmios (uma pequena seção para se gabar, inclua qualquer premiação que tenha recebido e seja relevante para a profissão)
  • Recomendações (o mais importante de todos, inclua o máximo possível)

Suba no ranking

Quando alguém busca um profissional no Linkedin, é importante estar entre os primeiros resultados, pois são, obviamente, os mais vistos. Para isso, pense cuidadosamente as palavras-chave que alguém pode buscar quando quiser contratar os serviços que você oferece e certifique-se de que elas estão presentes em todo o seu perfil. Os campos que mais influenciam no resultado da busca são: título, resumo, trabalho atual, experiência anterior e habilidades. Ou seja, alguém que tenha a palavra “publicitário” no título, provavelmente aparecerá antes de quem escreveu “publicitário” apenas na formação acadêmica, quando alguém buscar por essa palavra.

Diferencie-se

São quase 130 milhões de perfis no LinkedIn. Portanto, você precisa se diferenciar. Faça tudo o que puder para ter um perfil único e inovador. É possível adicionar aplicativo para blog, sincronizar o perfil com suas atualizações do Twitter e utilizar diversos recursos. Vale até mesmo incluir um vídeo de abertura, dando boas-vindas ou falando rapidamente sobre você. Para isso, basta fazer o seguinte: Passo 1 – Crie uma conta no SlideShare.net e adicione o aplicativo no LinkedIn; Passo 2 – Suba um vídeo no YouTube; Passo 3 – Suba uma apresentação no SlideShare; Passo 4 – Insira o link do seu vídeo YouTube no primeiro slide da apresentação; Passo 5 – Publique a apresentação SlideShare no seu perfil do LinkedIn. Gostou? Não? Comente e complemente!