De 2004 para cá o vídeo online se banalizou de tal forma que achamos super comum localizar qualquer programa de TV que você se recorde, ou achar a trilha do filme mais recente utilizando a caixa de busca do Youtube.

(Aliás, assine nosso canal por lá e acompanhe (quase) toda semana nossos “vídeos tutoriais em vídeo”, combinado?) Achamos também relativamente tranquilo realizar chamadas por Skype e por Facetime, de tal forma que até mesmo pessoas não tão familiarizadas com os trâmites digitais, ou seja, sua avó, consegue ligar para os netos e mandar um alô de seu último cruzeiro pelas Bahamas. Então, meu caro, por que não caprichar em usos mais interessantes para os Google Hangouts, uma das ferramentas de vídeo online mais criativas dos últimos anos? Em sua versão  atual, suporta até 10 pessoas conversando, interagindo e gerando conteúdo até mesmo ao vivo, como mostramos sempre por aqui na repercussão do videocast “15 Minutos de Fama”. Recentemente, o Mashable trouxe até mesmo alguns cases bem legais de empresas de todos os portes que têm realizado uma série de iniciativas que vão muito além de cabeças falantes com algumas piadas no repertório. Estão rolando aí pelo mundão cursos, seminários, debates e uma série de iniciativas que pensam além da caixa. Que tal fazer o mesmo? Seguem algumas dicas. device-cluster

Demonstração de metodologia de trabalho

Clientes, às vezes, têm dúvidas sobre seu método de trabalho. Quando você está alocado à distância isso é mais do que esperado. Por que não organizar um Hangout entre você e a equipe do cliente e mostrar como você pode solucionar as questões para as quais foi contratado?

A ferramenta permite que você compartilhe a tela, exiba vídeos e, claro, troque informações em tempo real. Funciona bem para quem tem como objeto de trabalho ferramentas digitais ou até mesmo produtos reais, com equipamentos e vestuário.

Treinamento de equipes remotas

Muitos de nossos leitores e ouvintes rodam seus negócios a partir de home-office o que não quer dizer que não tenham uma equipe sob seu comando. E que esta, por sua vez, também esteja alocada em recantos remotos do mundo. Então, por que não utilizar o Google Hangouts para treinar e alinhar este time?

As vantagens são inúmeras e posso citar a mais interessante: você fala uma vez só o que tem que falar com toda a equipe! Ajuda a manter a cultura da marca que você está montando na cabeça de todo mundo!

Webinars (pagos ou não)

Pensando agora como ferramenta de divulgação, você pode promover palestas online sobre os mais variados temas ao redor de sua área profissional. Um Webinar (Web + Seminar) é uma excelente maneira de captação de novos clientes e divulgação de seu trabalho para o mercado. E, por permitir retorno em tempo real, pode servir como forma de testar os conceitos, técnicas e abordagens que você queira apresentar ao seu nicho de trabalho.

Viu só? Com algumas boas ideias dá para ir além do bate-papo e utilizar o Google Hangout como ferramenta de divulgação de seu negócio. Tem outra sugestão? Comente logo abaixo!