Um bom portfólio pode ser o grande diferencial em sua apresentação para um cliente ou para a divulgação do seu trabalho. O que antes era carregado em pastas ou pendrives, agora pode ser exposto com agilidade e elegância, com a ajuda de aplicativos para portfólio personalizáveis e portáteis.

Além de proporcionar uma exibição moderna, os aplicativos para portfólio também permitem a criação de apresentações para compartilhamento online.

Abaixo, listamos dez dos aplicativos para portfólio mais utilizados por profissionais criativos. Escolha o que mais se adapta às suas necessidades e crie uma bela apresentação para os seus projetos.

Front3up
Portfolio para iPad, uma das alternativas mais completas

Portfolio for iPadNo Portfolio para iPad é possível criar seu portfólio em galerias separadas para cada projeto, personalizando temas, cores e fontes de cada pasta. O gerenciamento permite a inclusão de arquivos de vários formatos, além da sincronização com o DropBox. O aplicativo também funciona offline, para que você não dependa de internet no momento da apresentação. Há também uma versão para iPhone.

Behance    Behance Applications
O rei dos portfólios já tem versão para iPhone

Creative Portfolio by BehanceUma das mais significativas plataformas para profissionais criativos em todo o mundo, o Behance funciona como uma rede social de especialistas da área. Com o Creative Portfolio, disponível para iPhone e iPad, você poderá baixar suas apresentações previamente personalizadas, possibilitando a exibição do portfólio sem estar conectado com a internet.

Minimal Folio  Simple portfolio App for iPad  iPhone and iPod Touch
Simples e direto ao ponto, assim é o Minimal Folio

4ormatO 4ormat pretende oferecer a criação fácil de um portfólio, mesmo para clientes com pouca capacidade técnica. Cada usuário elabora sua própria página de apresentação utilizando os diversos temas disponibilizados. Os portfólios são formatados também para a apresentação em smartphones e tablets.

Carbonmade: O Carbonmade proporciona ao usuário sua própria URL e permite a personalização do layout. O site já acumula mais de 500 mil portfólios mas é criticado por otimizar as imagens para web em baixa qualidade.

Cargo  Colletive: O Cargo Colletive é uma plataforma de criação de portfólios com URLs personalizadas e a opção de organizar seus trabalhos por categorias. Parecido com o Carbonmade, oferece mais opções de personalização além de apresentações em slideshow.

[related-posts]

Flexfolios: Um dos preferidos por profissionais criativos por sua simplicidade e preço baixo, o Flexfolios permite ao usuário criar e exibir projetos mesmo sem conexão com a internet. Tem a opção de enviar um resumo da apresentação ao cliente.

Minimal Folio: Como o próprio nome indica, o Minimal Folio não é o mais completo em recursos. O programa é simples mas promete ser elegante e inteligente. Com ele é possível importar fotos, PDFs e vídeos, além de sincronizar sua conta DropBox.

FolioBook Photo Portfolio: O FolioBook permite a criação de três galerias contendo 100 imagens em cada uma. Oferece várias opções de personalização de layout e a apresentações de imagens em slideshow. O aplicativo é gratuito e está disponível para iPad.

Xtrafolio Photo Portfolio: Também para iPad, o Xtrafolio apresenta as imagens com ótima qualidade de exibição. Oferece a possibilidade de inserção de marcas d'água, logotipos e várias outras ferramentas.

Portfolio To Go for Flickr: Com esse aplicativo, quem tem uma conta no Flickr pode transformar todas as suas imagens em um potencial portfólio. Uma vez que os arquivos são carregados no tablet, é possível criar apresentações mesmo offline.

E aí? Já utiliza algum destes? Comente e compartilhe!

Colaborou: Suzane Werdt