Press
Creative Commons License photo credit: nicolasnova A leitora Paola levantou uma importante questão. Ela é formada em Desenho Industrial com ênfase em Programação Visual e trabalha com web há uns 3 anos. Agora, pretende seguir em sua carreira trabalhando com projetos de interface Web e tem uma dúvida: Profissionais de Criação que não têm formação técnica em Design de Interfaces ficam em desvantagem em relação aos profissionais mais técnicos ao disputar a mesma vaga?

Eu diria que sim

O mercado web brasileiro caminha cada vez mais rápido, e isso é excelente. Nossos clientes têm a variável “mundo digital” no foco principal de suas ações. Num cenário assim, ganha mais quem estiver melhor preparado. Porque, a despeito de todo o lindo conceito de uma tribo única que vive de trocar conhecimento, estamos aqui mesmo é para ganhar dinheiro, certo?

Portanto

Existem duas alternativas para um profissional que sai de uma graduação e vislumbra atuar no mercado de Usabilidade e Design de Interfaces[bb]
  • Cursos Rápidos: Anunciados nos grandes portais, alguns muito bons, são cursos de imersão, com cara de workshop que oferecem um panorama geral sobre a atividade. Bons para você se certificar se é esse mesmo o caminho.
  • Pós Graduação: Depois de ter uma primeira impressão vale muito a pena investir numa pós. A PUC-Minas, PUC-RJ e a UniverCidade têm cursos muito bons, que eu indicaria
Ah, vale o recado: algumas instituições já estão inserindo no currículo de graduação habilitações focadas no design com foco em interfaces interativas. Portanto, fique de olho na hora da matrícula! Colaborou: Edson Rufino de Souza, dando a dica de alguns cursos!
Zemanta Pixie